domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma deverá ser eleita presidente do Brasil hoje

Quatro últimas pesquisas de opinião divulgadas ontem apontam vitória da candidata do PT. A diferença entre a ex-ministra e o adversário tucano chega a 14,4%

Rio - Quatro pesquisas divulgadas ontem apontam vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, que deve ser eleita a primeira mulher presidente da República. Contando apenas votos válidos, a diferença entre a petista e seu adversário, José Serra (PSDB), chega a 14,4 pontos percentuais. No levantamento mais desfavorável para a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela ficaria dez pontos à frente do tucano. Com isso, mesmo levando em conta margem de erro, a ex-ministra venceria.

A pesquisa que apontou maior diferença a favor de Dilma foi a CNT/Sensus, que prevê 57,2% para ela contra 42,8% de Serra. A estimativa do Sensus foi feita com base em levantamento realizado entre quinta-feira e ontem com 2 mil eleitores e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37919/2010.

O Vox Populi aponta resultado parecido: 57% dos votos válidos para Dilma contra 43% para Serra, com margem de erro de 1,8 ponto percentual. O instituto ouviu 3 mil eleitores na véspera da eleição e a pesquisa foi registrada sob o número 37.844/2010.

Já o Ibope deu 56% para a petista e 44% para o tucano, considerando apenas os votos válidos. O instituto ouviu 3.010 eleitores também um dia antes da eleição. A pesquisa, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais, foi registrada na Justiça Eleitoral com número 37.917/2010.

O Datafolha apontou vantagem menor de Dilma, apesar de também dar como certa a eleição da ex-ministra. O instituto prevê que ela conquiste 55% dos votos válidos e que o ex-governador de São Paulo alcance 45%. A margem de erro é de 2 pontos. O instituto entrevistou 6.554 pessoas ontem e o número do registro junto ao TSE foi 37.903/2010.

(FONTE: JORNAL O DIA ONLINE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário